XML

O que é XML?

Para entendermos o que é XML, temos que lembrar primeiro da nota fiscal que é um documento importante e fundamental para qualquer transação de compra, venda, serviço e circulação de mercadorias. No Brasil, já se utiliza a Nf-e, e emissor de Nota Fiscal Eletrônica com o padrão XML.

A tecnologia chegou para facilitar processos e desburocratiza-los. A NF-e é prova disto, mas junto com toda esta tecnologia surgiram certos conceitos que até então não eram conhecidos por muitos, mas hoje é fundamental também saber quais são estes conceitos e para que servem.

Isto é a garantia de que o documento, a nota foi corretamente emitida, conforme as exigências. Entenda melhor o que é XML, o que é arquivo XML da NF-e, e descubra qual programa abre XML.

XML: o que é, afinal?

O XML que é, na verdade, uma linguagem de computador que refere-se a um padrão sistêmico que gera um formato específico de arquivo. A intenção principal, com esta padronização, é fazer com que este arquivo seja aberto e interpretado pela maioria dos sistemas do mercado.

Desta forma, seu conteúdo pode ser facilmente acessado. É este padrão utilizado pelas notas fiscais, garantindo a total reutilização das informações ali contidas em outros sistemas quaisquer, facilitando com isto a escrituração contábil e fiscal.

O que significa XML?

A sigla XML que significa o “eXtensible Markup Language” (Linguagem Extensível de Marcação Genérica), ou seja, o padrão de arquivo utilizado pelas NF-e’s no Brasil.

Surgiu originalmente nos anos 90, como forma de facilitar a troca de informações via Web, conseguindo juntar a complexidade de arquivos tipo SGML com a simplicidade dos arquivos HTML.

Com isto, os arquivos XML podem ser lidos facilmente por diversos tipos de softwares, integrando-se rapidamente com inúmeras linguagens de programação.

Mas, o que é um arquivo XML?

Podemos dizer, resumidamente, que o arquivo XML é a versão digital das NF-e’s e é neste formato que as informações da nota fiscal serão devidamente registradas, sempre quando um produto e/ou serviço for comercializado.

Desde modo, este arquivo segue um padrão nacional de escrituração fiscal e contábil.

O que é XML da nota?

No universo da tributação fiscal brasileira, explicar o que é XML da nota é considerar a versão digital  eletrônica da NF. É exatamente nesta linguagem sistêmica que o arquivo correspondente será transmitido tanto para a Receita Federal como para a SEFAZ (leia: O que é Sefaz).

Este tipo de arquivo pode ser facilmente convertido para outros formatos, como o pdf da Adobe, por exemplo, que é comumente utilizado para a sua leitura. Juridicamente, ele deve apresentar-se em XML mesmo.

Qual o programa que abre o arquivo XML?

Existem muitos leitores de arquivos XML disponíveis, tanto os gratuitos de fácil acesso na internet, como os pagos e que necessitam de instalação. De qualquer forma, antes de definir qual o programa que abre o arquivo XML, é preciso ficar atento com estes softwares.

O melhor para a sua empresa é que a mesma tenha um software ERP credível para acessar o arquivo em XML e, ao mesmo tempo, integrar todos os dados contábeis da companhia.

Considere um sistema de gestão Online completo e altamente procurado por milhares de micro, pequenas e médias empresas.

GestãoClick
Logo
Enable registration in settings - general