WebISS

O Que é WebISS?

Nota Fiscal Eletrônica, Certificados Eletrônicos, Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – NFS-e e tantos outros sistemas e recursos digitais que hoje já são realidade em nossas vidas. Mas, o que é WebISS? Onde ele entra nisso tudo?

Não é de hoje que a tecnologia vem facilitando a vida das pessoas, em todos os campos de atuação possíveis. Isto não seria diferente no campo tributário e fiscal, sempre criando, inovando e apresentando soluções que visem melhorar o dia a dia dos órgãos fiscalizadores e dos empreendedores de um modo geral.

Já adiantando, o WebISS tem papel fundamental e relevante como uma solução inovadora de gestão, conseguindo favorecer um melhor controle tanto de documentos físicos como e principalmente dos eletrônicos. 

Neste artigo, vamos falar exatamente o que é WebISS, como funciona o sistema e como fazer uso do mesmo, além de apresentar orientações e esclarecimentos muito úteis relativas ao WebISS para você empreendedor. Acompanhe.

Sistema WebISS

Primeiro de tudo, vamos entender, mesmo que resumidamente, o que é o WebISS. Ele é na verdade um sistema que dá suporte direto à toda metodologia de gestão pública e tributária do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), que é um imposto legitimamente municipal.

E por falarmos em metodologia, estamos falando em um conjunto de regras específicas, regras estas desenvolvidas pelo IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Toda esta tecnologia é apresentada e utilizada a partir da Web, e nem poderia ser diferente, não é mesmo?

É importante deixar bem claro que o WebISS se refere única e exclusivamente às transações relacionadas a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço – NFS-e de todas as cidades que já adotam este recurso fiscal. 

O Sistema permite o monitoramento de todos os contribuintes que são optantes do Simples Nacional, permitindo a visualização dos dados das NFS-e emitidas por estes.

Tem como fundamentação a gestão, controle e combate à toda e qualquer evasão fiscal oriunda do ISSQN, oferecendo à municipalidade apoio para todas as atividades recorrentes do cadastro mobiliário, autorização de documentos fiscais, controle financeiro/econômico dos contribuintes, entre outros.

Webiss Cadastro

webISS

Cada municipalidade, que adota o o Sistema WebISS, possui suas características peculiares a respeito da cobrança do ISSQN do contribuinte. Em geral, Certificados Digitais e um cadastro prévio no sistema serão exigidos.

É oportuno que sua empresa possua um software de gestão empresarial que já disponibiliza as ferramentas necessárias para emitir Notas Fiscais de Serviço

Comumente falando, para se ter acesso ao sistema de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços NFS-e será necessário, primeiramente, informar o CPF e a senha de usuário. 

Se você não possui um prévio WebISS cadastro, será necessário providenciá-lo acessando o botão “Cadastre-se agora”, preencha os dados solicitados e finalize este passo inicial.  Um link para conclusão do cadastro será automaticamente enviado para o seu e-mail cadastrado. 

Siga os passos indicados e conclua o seu cadastro. 

WebISS Nota Fiscal

Todos nós já sabemos que a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é um documento importante que é emitido e também armazenado eletronicamente, abolindo totalmente qualquer referência com o papel e as antigas notas impressas.

O sistema é disponibilizado pelo Município, com objetivo de registrar estas operações relativas também ao ISSQN. Este sistema é o WebISS, com tecnologia Web Services com um padrão aberto e flexível, o que facilita consultas posteriores, correções, adequações e muito mais.

No entanto, nem todos os municípios brasileiros utilizam o WebISS, e os que não utilizam ou ainda não emitem Nota Fiscal de Serviços Eletrônica ou utilizam outros recursos sistêmicos próprios.

O WebISS nota fiscal visa, acima de tudo, viabilizar a total adequação e sincronismo de dados e informações relevantes de serviços prestados, tributações, movimentações financeiras pertinentes entre os contribuintes e os Municípios, com total transparência e efetividade.

Todas estas informações também podem e são compartilhadas com todos os órgãos do governo Federal e Estadual.

Afinal, o que é IBAM?

webISS

O IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal é na verdade uma importante associação civil, que não tem fins lucrativos que, entre outras funcionalidades e disposições gerais, presta assessoramento direto e indireto à municipalidade.

Tem por meta, neste contexto, adequar processos de trabalho, sempre fazendo uso das mais modernas ferramentas tecnológicas, visando sempre melhorar a própria receita do ISSQN.

Talvez inclusive por conta disso, sua fundação, datada de 1 de outubro de 1952, recebeu total e amplo apoio das principais associações municipais do país. Mas o IBAM não atua apenas no Brasil e tem forte presença no exterior, principalmente na América Latina e em alguns países africanos.

O WebISS sistema é flexível tanto para sistemas operacionais com base em Windows, Unix e Linux  como em relação às suas bases de dados, utilizando plataformas de programas embasadas em SQL ou Oracle, oferece recursos poderosos para o registro, acompanhamento e aplicação do ISSQN para os municípios brasileiros.

Falando um pouco mais sobre ISSQN

Já falamos dele inúmeras vezes neste mesmo artigo. Trata-se de um imposto brasileiro de âmbito municipal. O ISSQN considera como fato gerador toda e qualquer prestação de serviço, seja por uma empresa ou organização, seja por um profissional liberal e/ou autônomo).

Este tributo deve ser recolhido especificamente no município onde a referida empresa ou profissional que presta o serviço possui estabelecimento, considerando ainda que o referido recolhimento somente é válido ao município onde o respectivo serviço foi prestado.

GestãoClick
Logo
Enable registration in settings - general