Fisco

O que é Fisco?

Muito se houve falar em fisco, principalmente em épocas próximas ao Imposto de Renda, o que leva muita gente a relacionar “o que é fisco” com impostos,  e  tributos. Mas você sabe como funciona o fisco e o que ele é?
 
A falta de informação e uma cultura errada sobre o significado do termo faz inclusive que muita gente tenha verdadeiro pavor quando se houve falar em fisco, arremetendo o significado da palavra para uma espécie de penalização ou perseguição a quem não paga impostos, por exemplo.
 
Mas esqueça-se de tudo isto, porque não é bem assim. Neste artigo, vamos esclarecer melhor o que é fisco, como ele funciona, o que é fisco na contabilidade e muito mais. Acompanhe tudo!

Fisco: significado

Aprenda que Fisco: significado, na verdade é a denominação das autoridades fazendárias que possuem a função de fiscalizar e controlar o exato cumprimento da legislação tributária presente no país. Talvez por este motivo, muita gente o associe com penalização, multas, etc., mas possui tão somente função fiscalizadora.
 
O fisco é muito lembrado por gestores e empreendedores, devido sua própria influência em todas as rotinas de uma empresa, principalmente quando se fala em contabilidade.
 
Lembrando que o fisco não está presente apenas no âmbito federal, muito pelo contrário, também atinge o estadual e municipal. Taxas, impostos, tributos, etc., de qualquer instância serão devidamente fiscalizados por estas autoridades fiscais. Mas falaremos disto mais adiante.

Fique calmo que ninguém do fisco vai sair mordendo o seu dinheiro. Sua única função, como já dito inclusive, é a de fiscalizar o cumprimento da legislação tributária, o chamado fisco tributário, em suas mais variadas esferas.

Como Funciona o Fisco

Se sua empresa e/ou organização possui uma contabilidade apropriada e paga seus impostos em dia, não precisa de forma alguma se preocupar com o fisco, com a fiscalização referente a estes tributos pagos. 

Ao contrário, se sua contabilidade é duvidosa ou tem problemas, se suas contas estão desorganizadas e/ou atrasadas, é preciso ficar atento pois poderá ter que pagar não só os atrasados como multas e outras possíveis taxas. Para evitar estes impasses, entenda como funciona o Fisco:

Fisco Brasil

Quando falamos em Fisco Brasil estamos nos referido a todas as esferas tributárias do país, o já citado fisco tributário, que engloba tanto as esferas estaduais e municipais como as federais.
 
Assim, o Fisco Brasil é na verdade a autoridade máxima do país em termos de fiscalização tributária que tem por função, além de fiscalizar, especificar as alíquotas envolvidas. 

Fisco Federal

Refere-se principalmente ao IR que incide diretamente sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no país ou mesmo os residentes no exterior que recebam rendimentos de fontes aqui do Brasil.
 
O Fisco Federal, como já adiantado no item anterior, representa a autoridade máxima de tributação no país, ficando responsável pela cobrança e também pela fiscalização destes tributos federais.  No entanto, o Imposto de Renda não é o único imposto verificado pelo Fisco nesta esfera. 
 
Confira quais são os outros tipos de Fisco Federal mais comuns:
• ITR;
• Cide;
• COFINS;
• CSLL;
• FGTS;
• INSS;
• PIS/Pasep.

Fisco Estadual

Já o Fisco Estadual é a autoridade responsável por fiscalizar os tributos na esfera estadual. Considerando aqui no Brasil, o principal imposto estadual e que está presente em praticamente todos os estados é o ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços.
 
Em suma, o Fisco Estadual é um imposto está presente em quase tudo que é comercializado no estado, diretamente ao consumidor final ou não. Mas existem dois outros impostos estaduais mais comuns, que são o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e o IPVA, referente aos veículos.

Fisco Municipal

Por último e não menos importante, quando falamos de fisco, temos os tributos pagos na esfera municipal. Um dos mais conhecidos é o ISS – Imposto Sobre Serviços, mas existem outros muitos específicos para cada região, e municipalidade. 

O que não muda, no entanto, é a função primária do fisco, que é a de fiscalizar todos estes tributos, e também o Fisco Municipal.

O que é Fisco na Contabilidade?

Já se você quer saber O que é Fisco na Contabilidade, podemos dizer que a contabilidade no Brasil é fortemente influenciada pelas regras ditadas pela Receita Federal. Isto porque todos os critérios de mensuração, princípios e normas contábeis, etc., terão por base estas regras.
 
No entanto, sempre se buscou certa parceria entre Fisco Contabilidade de um modo geral. Isto prova, mais do que tudo, a importância do fisco para uma contabilidade assertiva.
 
Seja como for, é importante sempre que você esteja com toda a parte contábil de sua organização em dia. Para isto é fundamental também ter todos os dados da empresa integrados para que as informações fluam em tempo real e com maior confiabilidade, seja para o seu negócio, seja para a contabilidade.

Para aprofundar seu conhecimento neste sentido, leia mais e saiba o que é e quais os benefícios da Integração Contábil.
 

A última dica, mas não menos importante, é considerar um software ERP de Gestão Financeira, que alinha perfeitamente dados e informações de seu estoque, vendas, fluxo de caixa, relatórios, perfis de colaboradores e, claro, toda a parte contábil, o que é altamente importante e recomendável.
 
A partir deste ponto pode ficar mais fácil até você e seus contadores lidarem com o fisco, sem dores de cabeça ou “traumas” tributários. Sabemos, infelizmente, que nosso país é, de certa forma, campeão em impostos.

Então, otimize controle financeiro do seu negócio o quanto antes e mantenha suas obrigações contábeis em dia, e de bem com o Fisco!

GestãoClick
Logo
Enable registration in settings - general