Backup

Você sabe o que é o Backup e para que serve?

Para quem é de sistemas e já lida com a tecnologia da computação, muito provavelmente já até saiba o que é e a importância de um backup. Mas, backup significa?! O que é backup e para que serve, afinal?

Para quem já tem familiaridade com o termo backup, vai com certeza afirmar que se trata de uma cópia de segurança. Em certo grau de conceituação, dizer que backup é uma cópia de segurança está correto. Mas cópia de segurança para qual finalidade?
 
Neste post vamos esclarecer mais aprofundadamente o que é Backup ou o que é fazer backup. Qual a melhor maneira de fazer um backup e quando/porque fazê-lo? Acompanhe.

Backup: O que é?

Está relacionado com segurança? Sim, obviamente que sim. Pensar backup:o que é, está relacionado à segurança, mas não é qualquer uma. Estamos falando de dados, dados e informações que precisam ser salvaguardadas.
 
Pensemos em um equipamento portátil, seu notebook e que nele você tenha fotos importantes de seu aniversário, nascimento, etc. Uma pane qualquer que venha a danificar seu disco rígido pode comprometer seriamente estas fotos. 
 
Tudo bem, posso viver sem elas, apenas guarda-las na memória. Mas imagine então que estas fotos fossem dados de sua conta bancária e de outros milhares de clientes de um grande banco. Não dá para guardar na memória todas as transações comerciais na memória, muito menos autenticá-las.
 
Basta imaginar também você consultar seu saldo bancário e ter como resposta que ele inexiste, pois as informações se perderam. Já pensou nisso? Felizmente os bancos, seguindo o nosso exemplo acima, possui mecanismos sistêmicos sofisticadíssimos que vão muito além de um simples backup.
 
Originalmente, a palavra “backup” tem origem no inglês e significa “reforço”. Em suma, leva a crer que seja uma proteção extra ou uma cópia de segurança mesmo. O grande objetivo de ter backups é de se tentar proteger contra a perda de documentos digitais, os chamados ativos digitais.
 
Entenda este ativo como sendo dados de relevância, que dependendo da corporação, empresa, etc., podem ser altamente comprometedores ou não. Pode sim ser apenas aquela foto displicente como pode também ser dados relevantes e fatais como senhas, transações comerciais, investimentos, etc.

O que é Fazer Backup?

Você já entendeu o que backup significa. Mas o que é fazer backup? Existem muitas formas de você realizar um backup de seus dados. Tudo vai depender exatamente do que você quer guardar (relevância, importância, grau de risco, etc.) e do tamanho disso tudo.
 
Voltando às fotos importantes de seu notebook, um CD, pen drive ou mesmo um disco rígido externo poderiam tranquilamente guardar suas fotos. Outra alternativa já comumente utilizada hoje em dia é a Nuvem, que também guardar suas informações de forma segura.
 
Se forem dados comerciais de uma loja, empresa, estoque, etc., é aconselhável que primeiro você tenha para seu negócio um software de gestão empresarial.
 
Esta plataforma sistêmica consegue viabilizar dados de sua empresa como um todo, desde os estoques, fluxo de caixa, vendas, cadastro de clientes, fluxo contábil, NFCe’s e também, claro, a segurança destes dados.
 
Em geral, estes sistemas de gestão empresarial utilizam a tecnologia SSL para criptografia das informações, que é a mesma utilizada pelos bancos, com servidores monitorados 24h por dia, garantindo disponibilidade dos dados sempre que necessário.
 
Mesmo assim, se você desejar, pode fazer seu próprio backup de todas estas informações. 
 
Ao “pé da letra”, fazer um backup significa transferir os dados originais de seu local de origem para outro local, gerando uma cópia de segurança. Caso os dados do local de origem venham a se perder, você poderia recuperá-los facilmente através desta cópia. 

Qual a real importância de se fazer um Backup?

Nos tempos atuais, dados e informações relevantes podem valer muito dinheiro e, pensando nisso, conforme a tecnologia avançava, houve também a preocupação de guardar de uma forma segura todos os dados compartilhados, movimentados.
 
Apesar disso, “o que é backup e para que serve” ainda é a dúvida de muitos gestores e empreendedores que acreditam, erroneamente, que ao possuírem equipamentos de última geração estão seguros em relação aos dados de sua empresa.
 
Pensar deste modo é um erro que pode comprometer seriamente toda a organização. Estes dados estão sujeitos a diversas ameaças diferentes, desde um “delete” por uma desatenção qualquer à vírus provenientes da web que comprometem a eficiência de seus equipamentos.
 
Existem várias maneiras de se fazer um backup:
 
• Backup completo: leva mais tempo, precisa de um bom espaço de armazenamento e é recomendado em períodos maiores, como anualmente, por exemplo;
• Backup incremental: você só faz backup dos dados e informações novos e/ou que foram alterados recentemente;
• Backup mensal/semanal: quando de grande volume de dados alterados e ou incrementados que exijam cópias de segurança mais pontuais;
• Backup diário: neste caso, dados importantes e relevantes que, se perdidos ou inacessíveis, podem comprometer o funcionamento do negócio.
 

Qual o local mais seguro para armazenar meus dados de Backup?

O que é backup, foi a pergunta inicial e já neste ponto do artigo você já sabe que backup significa segurança de dados e informações de qualquer tipo. Mas onde guardar tudo isto de forma segura?
 
Os locais mais utilizados para armazenamento são os pendrives, HD’s externos e a Nuvem. Todos são seguros e tudo dependerá da quantidade e grau de importância dos dados que serão neles armazenados.

GestãoClick
Logo
Enable registration in settings - general