B2B

O que é B2B? 

O termo B2B ou o que é B2B já é muito conhecido e utilizado no mundo dos negócios. Ele é um termo originalmente de uma expressão em inglês que significa business-to-business. Traduzindo ao “pé” da letra, quer dizer alguma coisa próxima de “empresa para empresa”.
 
Em termos práticos, podemos afirmar que são duas empresas fazendo negócio e este “negócio” pode ser de produtos ou mesmo de serviços. A relação entre elas leva esta denominação: B2B.
 
Neste artigo, vamos explicar melhor como se dá esta relação, qual a diferença entre Vendas B2B e B2C, quais os modelos existentes de B2B atualmente no Brasil e quais as suas vantagens para o negócio. Acompanhe.

Vendas B2B: o que é?

Então, na prática, o que é Vendas B2B, afinal? A relação B2B entre duas empresas é, caracteristicamente, entre fornecedor e cliente e vice-versa. Mas quando falamos em “vendas B2B”, há ainda quem questione se vale ou não a pena.
 
Caracteristicamente, o B2B leva vantagem, pois tem um tempo de compra consideravelmente maior e mais tomadores de decisões, quando comparado a outros processos de venda, como por exemplo o B2C (falaremos dele mais adiante).
 
O lado negativo disso tudo é que, como o tempo de compra é maior, há a necessidade de se prever com certa antecipação a receita adequando-a ao fluxo de caixa da empresa, considerando aqui que o período de venda pode levar meses.

Diferenças entre B2B e B2C

Quer compreender a diferença entre B2B ou B2C? É fato que ambos são modelos de negócio, mas são bem diferentes um do outro, com processos e execuções bem especificas e, novamente, bem diferentes. 
 
Podemos colocar que no B2C temos o consumidor como a “ponta do negócio”, ou seja, é uma pessoa física, o consumidor final o que exige um ponto de venda para a empresa (físico ou virtual).
 
O B2C refere-se à venda final propriamente dita, vendas e compras simples. O consumidor toma a decisão final de comprar ou não comprar, o que pode levar pouquíssimos minutos.

Modelos de B2B

Podemos enumerar vários modelos de B2B, como:

• Indústrias vendendo seus produtos para outras indústrias (se for vendendo direto ao consumidor final, considera-se B2C);

• Indústrias vendendo seus produtos para distribuidores;
 
• Distribuidores distribuindo seus produtos para a revenda final;

O que é B2B SaaS?

O SaaS (Software as a Service) está diretamente relacionado ao mundo Cloud (nuvem) e conseguiu, definitivamente, revolucionar o mercado B2B
 
Até certo tempo atrás e ainda nos dias de hoje, para se ter um software em seu equipamento era preciso receber um CD (modo físico) ou realizar o download online do mesmo. Com o SaaS isto mudou, ou seja, softwares que não necessitam deste download e são utilizados diretamente na nuvem.
 
Um bom exemplo da modalidade B2B SaaS é a Adobe Creative Cloud. 

Vantagens do B2B

Para dizer se é vantajoso ou não o processo de vendas B2B, podemos citar aqui 3 motivos principais como fortes indicadores:
 
• Relacionamento mais Duradouro e confiável;
• Precificação do produto é maior;
• Probabilidade de aumentar vendas;
• Melhor controle da taxa de rotatividade (o churn);
• Melhor escalabilidade, previsibilidade e também rentabilidade do negócio como um todo.

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